quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tagged under: , , , , , ,

Mês do java 2011


Além de uma linguagem de programação, Java é a plataforma de desenvolvimento mais utilizada em todo o mundo. Muitos softwares vêm sendo criados com esta tecnologia. Java está presente em grande parte da vida das pessoas, embarcada em equipamentos eletrônicos como blue-ray players, televisores digitais, celulares e computadores, além dos  inúmeros sites da  Internet desenvolvidos com esta tecnologia. Apesar de tantas qualidades, a principal delas hoje não é nem a linguagem nem a plataforma, e sim uma comunidade mundial muito forte e bem organizada.  O "Mês do Java" é um evento realizado, em julho, em diversos locais do mundo, pelas comunidades, com o intuito de divulgar a tecnologia.

Este ano em especial, como não pôde deixar de ser, uma boa parte do evento foi dedicada à versão 7 do Java, recém-lançada,  no dia 7 de julho, aconteceu um evento mundial dedicado ao java 7 com participação da equipe brasileira do  SouJava, durante o TDC, The Developer's Conference, que aconteceu em São Paulo.


Soujava no TDC 2011

 
Em Salvador, o evento foi organizado pelo JavaBahia, grupo de usuários da Bahia, que aconteceu no sábado, dia 16 de julho, na FIB. Esse evento contou com a presença de Bruno Souza, o javaman, e Roger Brinkley, um dos lideres mundiais da comunidade Java ME.

O evento teve três ótimas palestras, a primeira  falou sobre o Java 7 e o futuro da linguagem feita, por Roger Brinkley. Em seguida o javaman falou sobre o uso do Java "nas nuvens" (cloud computing), que é a nova tendência do mercado. Por fim, Roger falou das novidades para a próxima versão do Java fx 2.0.
 
Além das palestras, houve momentos de descontração com o "javali", o mascote do Java Livre, lembrando da grande novidade que foi a implementação de referência passar a ser o Open JDK.















  No final, foram entregues camisas a todos os participantes do evento, encerrado com chave de ouro,  O "Mês do Java" em Salvador foi marcante pois, além de trazer palestrantes da comunidade mundial, contou com uma grande presença da comunidade baiana, e principalmente da Escola Técnica de Feira de Santana(CEEP).


Links:
Java nas nuvens: http://vimeo.com/26534763



4 comentários:

Anônimo disse...

correção : caravana do interior não , é escola tecnica de feira de santana(CEEP).

Anônimo disse...

Muito bom o evento!

Att,
Kal Lenon da S. Oliveira

Anônimo disse...

Muito ótimo este evento so senti muita falta do inglês em minha vida...

Unknown disse...

Correção feita, obrigado pela correção.
E muito obrigado pela presença do CEEP