sábado, 31 de dezembro de 2016

Tagged under: , , ,

Retrospectiva 2016 - Comunidade Java Bahia

Hoje, 31/12, também conhecido como último dia do ano de 2016, escreverei sobre o trabalho do Java Bahia em 2016.

O grupo estava pouco movimentado, em relação a atividades junto a comunidade, nos últimos meses (anos?), então isso gerou uma inquietação em nosso amigo Mateus Malaquias que entrou em contato com Otávio Santana e perguntou como poderia participar da comunidade e como movimentar. Por sugestão de Otávio, Mateus começou a escrever uns posts sobre JPA (assunto que ele estava estudando na época). Foram dois posts, um apresentando a JPA e outro mostrando vantagens e desvantagens no uso do JPA.

Entre 28 e 30/06, aconteceu o Java One Latin America. E por coincidência do destino, eu encontrei Jefferson Moreira lá no evento. Lá, tivemos diversos contatos com pessoas da comunidade e em um determinado momento, Jefferson questionou Otávio, o porque do grupo de Salvador/Bahia estar tão parado. Otávio devolveu o questionamento perguntando o que Jefferson estava fazendo para movimentar o grupo. Então, ele percebeu que a comunidade é composta por pessoas e essas pessoas que devem fazer as coisas acontecer. No retorno do Java One, Jefferson, a professora Marla Dore (Faculdade Unijorge), juntamente com Mateus organizaram um encontro da comunidade Java que aconteceu em 27.08 com a participação via Skype de Otávio. Jefferson conversou comigo e pediu para eu fazer uma palestra sobre carreiras nesse mesmo evento. Fizemos esse evento e o feedback dos estudantes e participantes foi muito positivo, então decidimos repetir esse evento em outras universidades, acreditando que precisávamos levar essa mensagem a comunidade baiana.

Em setembro, fomos a Faculdade FTC de Feira, e depois na Faculdade Ruy Barbosa. A partir de setembro, se juntou ao nosso grupo, Ivan Queiroz que preparou um evento sobre Spring Data (que em minha opnião ficou excelente!). Ivan estava estudando Spring para um projeto e compartilhou o que ele aprendeu com a comunidade. Ele mostrou interesse em participar, logo após o evento da Unijorge, disse que gostou e queria ajudar.

Entramos em contato com coordenadores de diversas faculdades e conseguimos levar os eventos a outras instituições:

  1. Unifacs 
  2. III Simpósio de Tecnologia de Informação da Faculdade Visconde de Cairu 
  3. IV Ucsal Talks na Universidade Católica do Salvador (UCsal)
  4. II Semana De Ciências, Tecnologia E Sustentabilidade Da Unime
  5. Ufba
Nosso objetivo inicial era perceber a resposta da comunidade a eventos e qual expectativa das pessoas em relação aos eventos. Tivemos alguns aprendizados que nos ajudarão a direcionar em 2017 nossos esforços para continuar compartilhando conhecimento.

Os links para visualizar as apresentações usadas nos eventos de 2016 estão disponíveis aqui

Infelizmente, 2016 foi um ano que a comunidade Java sofreu uma grande perda. Em  novembro, faleceu Daniel de Oliveira (fundador do DFJug) e Serge Rehem escreveu uma mensagem muito bonita em homenagem a ele. Nesse post Serge fala sobre amizade e sobre como somos fortes quando temos amigos ao nosso lado, além de falar sobre o papel de Daniel junto a comunidade. 

O Sou Java também prestou homenagem a Daniel nesse post. Em uma ação de união e prova de amizade ("vamos ser invencíveis?"). Foi criado um site onde foi possível fazer doações para que a esposa de Daniel (Luci) tivesse um suporte para voltar ao Brasil (ele estava morando em Londres). Link para o site.


A nossa atual meta é retomar as atividades do grupo após o carnaval e durante esse período preparar conteúdo e fazer novos contatos com pessoas que demonstraram interesse em palestrar. 

A principal mensagem de 2016 é que nós temos o poder de movimentar a comunidade, reclamamos que não acontece nada em Salvador/Bahia, mas as poucas vezes que acontecem a participação não é expressiva (embora quem participe, fique até o fim do evento e dê feedbacks bastante positivos).

Esse foi o balanço do ano de 2016, onde tivemos muito aprendizado, uma grande perda, e muito trabalho. Esperamos que todos tenham um excelente ano de 2017, com muita saúde, paz e inspiração. Mais amor e respeito entre as pessoas para que possamos aproveitar um mundo melhor, com menos intolerância e violência.

Agradecemos a todos que nos apoiaram e que participaram em fazer nossa comunidade mais forte. E não deixem de nos acompanhar nos nossos canais. A comunidade é uma rede de pessoas e esperamos que mais pessoas entrem na jornada...







0 comentários: