segunda-feira, 27 de março de 2017

Tagged under: , , , , ,

Raft no NoSQLBA

Um problema fundamental nos sistemas de computação distribuída e multiagente é conseguir a confiabilidade geral do sistema na presença de uma série de processos defeituosos. Isso geralmente requer processos para concordar com algum valor de dados que é necessário durante a computação. Exemplos de aplicações de consenso incluem se se deseja confirmar uma transação para um banco de dados, concordando com a identidade de um líder, replicação de máquina de estado e transmissões atômicas. As aplicações do mundo real incluem sincronização de clock, PageRank, formação de opinião, redes de energia inteligentes, estimativa de estado, controle de UAVs, balanceamento de carga e outros.

Raft é um algoritmo de consenso que é projetado para ser fácil de entender. É equivalente a Paxos em tolerância a falhas e desempenho. A diferença é que é decomposta em sub-problemas relativamente independentes, e limpa aborda todas as peças principais necessárias para sistemas práticos. Esperamos que o Raft disponibilize um consenso a um público mais amplo e que esse público mais amplo será capaz de desenvolver uma variedade de sistemas baseados em consenso de maior qualidade do que os disponíveis hoje.

Teremos no NoSQLBA algumas atividades relacionada ao Raft.

  • Data: 01 de abril (sábado)
  • Horário: 11:00
  • Palestra: Raft - um algoritmo de consenso simples como a vida deve ser
  • Descrição: Raft é um algoritmo de consenso que foi feito para ser fácil de entender. Ele é usado por CockroachDB, etcD, influxdb, consul, RethinkDB entre outros bancos e sistema distribuídos. Nessa apresentação você vai ver como Raft funciona, como um master é eleito e como os dados são replicados.
  • Instrutor: Andrews Medina
  • Mini-bio: Desenvolvedor na JusBrasil, um dos fundadores do tsuru, uso Go desde 2012. Trabalho com automação de infra estrutura, garantindo a escalabilidade e disponibilidade das aplicações.

Inscrição: http://inscricao.nosqlba.org/

0 comentários: